domingo, 24 de julho de 2016

Entenda o que é Reino Unido

Os holofotes estão voltados ao Reino Unido, que teve definida sua saída da União Europeia (UE) em um referendo realizado nesta quinta-feira. Com tanta notícia sobre o assunto, uma dúvida comum acaba surgindo: qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha?
A resposta é simples: enquanto Grã-Bretanha é apenas a nomeação geográfica da ilha que abrange a Escócia, Inglaterra e País de Gales, Reino Unido é a nomenclatura de um bloco político, criado em 1800 e ampliado no ano seguinte com a inclusão da Irlanda no grupo.

  
— Em 1922, a República da Irlanda, que também pertencia ao bloco, saiu dele e deixou só a parte norte ao Reino Unido, da mesma forma como a Escócia, em 2014, tentou independência, que não foi aprovada. A República da Irlanda tem uma longa briga interna com os ingleses, em função da exploração histórica a que foi submetida — explica a professora de História da Escola de Aplicação da Universidade Feevale, Cleidi Blos Dresch.
Formado atualmente por Inglaterra, Escócia, País de Gales e também a Irlanda do Norte, o Reino Unido tem como moeda a libra esterlina e é regido pela monarquia constitucional parlamentar. Portanto, todos os integrantes, apesar de terem suas próprias lideranças a nível municipal e estadual, estão submetidos à rainha Elizabeth II, ao primeiro-ministro David Cameron e ao parlamento que tem sede em Londres.
Os países do Reino Unido têm autonomia para decidir questões internas, mas quando se trata de situações externas, é preciso que tudo passe pelo parlamento. O nome oficial do bloco é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Londres é a capital do bloco, que reúne entre os quatro países 64,8 milhões de habitantes, o equivalente a 12,8% da população da UE. O Reino Unido ingressou na UE em 1973, mas não aderiu ao euro, mantendo a libra esterlina como moeda. No ano passado, registrou produto interno bruto (PIB) de 2,5 trilhões de euros — 14% do PIB total da UE, sendo a segunda maior economia do bloco.
O Reino Unido havia exercido a presidência rotativa do Conselho da UE cinco vezes entre 1977 e 2005. A próxima seria no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário