sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Malásia proíbe uso de camisas amarelas

 

A camisa é símbolo de protestos contra o governo do primeiro-ministro Najib Razak


Um tribunal na Malásia manteve uma proibição ao uso de camisas amarelas com a palavra “Bersih 4”, sob pena de multa ou prisão temporária, por considerar a vestimenta uma “ameaça à segurança nacional”.  “Bersih 4” é o nome de uma manifestação anti-governo, que ocorreu em agosto, em Kuala Lampur, capital do país. “Bersih” significa “limpar” e os manifestantes estão pedindo uma faxina no governo.
Antes dos protestos, o Ministro do Interior Zahid Hamidi proibiu as camisas, mas cem mil manifestantes desafiaram o governo e criaram um mar amarelo nas ruas da capital.
A grande polêmica em relação ao governo se refere ao caso em que US$ 700 milhões foram transferidos para a conta do primeiro-ministro, Najib Razak. O governo alegou que o dinheiro foi uma doação de um membro não-identificado da família real saudita, uma explicação ironizada pela oposição e desmentida pelo governo saudita.
Acredita-se que o dinheiro tenha vindo de companhias relacionadas com um fundo de riqueza soberana. O primeiro-ministro usou sua autoridade para impedir investigações.
O número 4 em “Bersih 4” significa que é a quarta manifestação organizada pelo grupo. O governo também proibiu as camisas do Bersih 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário