segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Rei holandês, políticos pediram calma sobre crise de refugiados

 


O  rei Willem-Alexander e políticos seniores na quarta-feira pediu calma enquanto as tensões   sobre abrigando milhares de requerentes de asilo na Holanda.
"Estamos preocupados com o clima de intimidação e ameaças", escreveram os líderes de 11 dos maiores partidos na 150 assentos Câmara Baixa do Parlamento holandês, incluindo a coalizão Liberal-Trabalhista no poder.
Publicado no centro-esquerda diário Volkskrant, o apelo a que se refere especificamente ao político anti-imigração de extrema direita Geert Wilders, dizendo que ele sabe "como se sente ao viver durante anos sob a ameaça."
Wilders, que é considerado como o político mais bem protegida no país devido a seus pontos de vista inflamatórias, não assinou a carta.
Ele vem como os carros de um político local de esquerda e sua esposa foram incendiados em uma cidade ao norte de Amsterdam na segunda-feira em um protesto anti-refugiados aparente.
Uma reunião em Harlingen, na província de Friesland do Norte também foi adiado terça-feira após o conselho recebeu a notícia de que os membros da extrema-direita asa Nederlandse Volks Unie (União das holandesas Pessoas) festa planejada para participar.
Em todo o país em várias outras reuniões, os políticos locais têm sido vaiado por moradores furiosos e por pessoas que teriam sido transportados de ônibus especialmente em para a ocasião.
"Nós lamentamos estes incidentes. Eles não se encaixam no nosso Estado democrático", disse a carta, assinada, entre outros, o líder parlamentar Liberal Halbe Zijlstra e sua coalizão de Partido Trabalhista homólogo Diederik Samson, assim como líder do Partido Verde Jesse Klaver, que liderou a iniciativa.
"Por favor, deixe que todos têm uma palavra a dizer, mesmo se você discordo completamente", acrescentou, referindo-se à tradição holandesa de "poldering", que significa resolver problemas através de discussão.
"Na Holanda debatemos coisas sem ameaças, intimidação e violência", acrescentou.
Rei Willem-Alexander, que está em uma visita de Estado à China, acrescentou a sua voz, dizendo: ". Na Holanda, falar sobre as coisas, nós não lutamos com eles"
"Se você recorrer a intimidações e ameaças você violar os valores que defendemos na Holanda," o rei disse ao apresentador pública NOS.
A Holanda está se preparando para receber cerca de 60.000 requerentes de asilo neste ano, com cerca de 3.000 novos aplicativos a cada semana.
Os recém-chegados têm provocado um aumento no sentimento anti-imigração. Partido da Liberdade de Wilder (PVV) agora lidera as últimas pesquisas de opinião, que prevêem que, se as eleições fossem realizadas hoje, o partido iria pegar alguns 35 lugares em comparação com o 15 ganhou na votação de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário