quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rainha Elizabeth teme que Grã-Bretanha se choque com monarquia do rei Charles, diz livro

 

  A rainha Elizabeth teme que a Grã-Bretanha fique chocada com o estilo diferente de monarquia que o príncipe Charles está planejando, de acordo com uma nova biografia de seu herdeiro.
“Charles: O Coração de Um Rei” afirma que a paixão do príncipe de 66 anos por causas às vezes incomuns despertou inquietação no Palácio de Buckingham, onde Elizabeth, de 88 anos, deve superar a rainha Victoria em setembro como monarca britânica há mais tempo no trono.
Quando finalmente chegar a sua vez de assumir a coroa, Charles planeja um novo modelo de realeza que criaria uma monarquia menor e abriria as residências reais ao público, segundo a biografia.
“Nos corredores, nos recessos e nos apartamentos particulares do Palácio de Buckingham existe uma ansiedade crescente à medida que o reinado da rainha chega ao que uma fonte interna chama de ‘seu crepúsculo inevitável’”, afirma Catherine Mayer, a autora do livro, que está sendo publicado aos poucos no jornal Times.
“Ao definir seu papel como primeiro na linha sucessória, o príncipe sinalizou uma redefinição da monarquia. Alguns cortesãos – e a própria soberana – temem que nem a Coroa nem seus súditos irão tolerar o choque da novidade”.
O pai de Charles, o Duque de Edimburgo, está entre seus críticos mais severos, diz o livro, e acredita que o príncipe tem um “comportamento egoísta” ao colocar suas “paixões cerebrais” à frente de seus deveres na realeza.
O próprio Charles é citado pela autora como tendo dito: “Só assumo os desafios mais difíceis... quero despertar aspirações e recriar a esperança na desesperança e a saúde na privação.”
A porta-voz de Buckingham se recusou a comentar o livro, mas a porta-voz do príncipe de Gales emitiu um comunicado detalhado, afirmando que Mayer não teve acesso exclusivo ao príncipe e enfatizando que seu livro não é uma biografia oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário