quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O ex-rei espanhol Juan Carlos enfrenta processo de paternidade

 

 
Suprema Corte da Espanha concordou em examinar a alegação de uma mulher belga de ser a filha ilegítima do ex-rei Juan Carlos, que abdicou no verão passado.
Ingrid Sartiau diz que sua mãe teve um caso com ele na década de 1960, enquanto ele era casado e um príncipe herdeiro.
Funcionários reais disseram que respeitada a independência do tribunal, mas recusou fazer mais comentários.
O caso só pode ser ouvido porque o rei perdeu sua imunidade após sua abdicação.
O tribunal rejeitou um pedido separado por Alberto Sola, nascido em Barcelona em 1956, que disse que sua mãe também teve um caso com Juan Carlos.
Mas um funcionário confirmou o caso da Sra Sartiau, que nasceu em 1966, depois de Juan Carlos casado, seria examinado.
Juan Carlos, 77, terá agora 20 dias para responder ao terno. Em última análise, o ex-rei poderia ser convidado a fazer um teste de paternidade e o caso poderia ir tão longe quanto uma audiência pública.
Ele deixou o cargo em junho passado para abrir caminho para o seu filho, Felipe VI, dizendo que era hora de uma "nova era".
Os dois casos de paternidade tinha sido rejeitada pelos tribunais em 2012, enquanto Juan Carlos ainda tinha imunidade.
Embora o Parlamento concordou em dar o primeiro-lhe um nível de imunidade após a abdicação, deu o corte suprema autoridade para processá-lo.
 
Sua filha, Cristina, está a enfrentar um julgamento por fraude fiscal
Juan Carlos era popular por grande parte de seu reinado de 39 anos, e ele foi creditado com a ajuda de transição de seu país à democracia após a morte do General Franco em 1975.
Mas a sua popularidade, e sua saúde, recusou-se em seus últimos anos como a família real foi atingido por uma série de escândalos.
Ele foi perseguido por inúmeras alegações de infidelidades, e pediu desculpas depois que ele foi fotografado elefantes de caça, no auge da crise financeira da Espanha.
Uma de suas duas filhas, a princesa Cristina, está enfrentando atualmente um julgamento por fraude fiscal sobre supostas ligações com negócios de seu marido.
Seu marido Inaki Urdangarin é acusado de desviar milhões de dólares em fundos públicos com um ex-parceiro de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário