quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reunião Anual do Conselho de Administração do Instituto Cervantes e almoço subseqüente com os patronos do Instituto Cervantes e os embaixadores latino-americanos para a Espanha

 

 
À chegada ao Palácio Real de El Pardo, Suas Majestades foram recebidos pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy; Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Manuel García-Margallo; Ministro da Educação, Cultura e Desporto, José Ignacio Wert, e finalmente; pelo diretor do Instituto Cervantes, Victor Garcia de la Concha. Em seguida, Don Felipe e Doña Letizia, e no Pátio Central, teve a oportunidade de cumprimentar os membros do Conselho do Instituto Cervantes, em seguida, acessar o Patio de los Austrias, onde a reunião do Conselho ocorreu Instituto Cervantes. Em seu discurso, Don Felipe destacou a estreita relação com os reis e acompanhar as atividades do Instituto Cervantes, na abertura de novos centros ou bibliotecas, visitas a vários países e, sobretudo, nas reuniões anuais de diretores. King disse que o Cervantes "foi merecidamente atingiram um elevado prestígio, tornando-se vanguarda da melhor imagem da Espanha, por sua realidade histórica e sua cultura plural."
Após a reunião do Conselho, o rei ea rainha estavam no pátio central, a saudação de embaixadores latino-americanos para a Espanha e assistir o almoço, realizado no pátio das autoridades Bourbon. Antes do início, Don Felipe disse algumas palavras, na qual ressaltou "o impressionante trabalho do Instituto Cervantes na difusão da cultura em espanhol, que se tornou um dos pilares da nossa ação cultural no exterior e um dos laços mais atraentes e poderosos entre as nações compartilhar o uso e domínio da nossa língua ". "Não há dúvida de que os esforços do Instituto Cervantes têm efetivamente contribuído para o desenvolvimento da língua espanhola e da força e dinamismo da cultura em espanhol, e esses fatores podem ter resultado em um crescente interesse no estudo da nossa língua em todo o mundo ", acrescentou.
Além disso, Don Felipe lembrou seu discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas em 24 de setembro, na qual ele disse que "a força da contribuição espanhola feita para garantir uma maior diversidade cultural e linguística no cenário internacional." Rei enfatizou que, ao longo de sua prolífica carreira, Instituto Cervantes "tornou-se um marco da cultura espanhola em todo o mundo, tanto na não-língua espanhola da América-Brasil e os Estados Unidos, em particular -, como em muitos países da Ásia, Europa e África ".
Don Felipe, sublinhou a importância dos acordos com outras instituições americanas, como a Universidade Nacional Autônoma do México, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e do Instituto Caro y Cuervo na Colômbia. "Esta estrada levou o Instituto a uma maior identidade latino-americana de suas atividades naturalmente leva a uma maior cooperação entre os países da Comunidade Ibero-Americana sobre a língua e cultura. Neste sentido, podemos dizer com orgulho que onde há uma vontade, há um centro de difusão cultural Cervantes da cultura latino-americana ", disse ele.
O Instituto Cervantes é uma instituição pública criada pela Espanha em 1991 para a promoção e ensino da língua espanhola e para a difusão da cultura da Espanha e América Latina. Sua sede fica em Madri e Alcalá de Henares, cidade natal do escritor Miguel de Cervantes, enquanto os centros do Instituto estão distribuídos por quatro continentes.
O Conselho é o órgão que orienta as atividades do Instituto. Sob a presidência de honra de Sua Majestade o Rei, o primeiro-ministro exerce a presidência executiva e todos os outros diretores eleitos foram nomeados, de entre os representantes proeminentes das letras e da cultura da Espanha e América Latina, das Academias Reais, universidades e outras instituições sociais, escritores enquanto vogais nascem galardoado com o Prémio de Literatura Miguel de Cervantes (Prêmio Cervantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário