terça-feira, 1 de julho de 2014

FELIPE XVI E A CATALUNHA

Uma semana depois de ter herdado a coroa do Reino de Espanha, Felipe XVI deu os primeiros passos como monarca com uma visita à difícil Catalunha, uma região que fervilha com independentistas.
Em Girona, o rei presidiu à cerimónia de entrega do prémio de Fundação Príncipe de Girona, o titulo da princesa Leonor.
Felipe XVI voltou a insistir na unidade.
“Nestas visitas na Catalunha e depois mais tarde, queria, como seria apropriado para tornar esta terra mais visível, transmitir mensagens de respeito, compreensão, e coexistência, que, como já tive a oportunidade de referir na minha mensagem de proclamação, são indissociáveis da Monarquia Parlamentar”, declarou o Rei.
O presidente nacionalista da Catalunha, Artur Mas, esteve presente na cerimónia. Mas foi um dos principais impulsionadores da ideia de um referendo sobre a autodeterminação catalã, marcado para o dia 9 de Novembro. Um escrutínio considerado anticonstitucional em Madrid.
Também esta quinta-feira, o parlamento espanhol decidiu manter a imunidade de Juan Carlos, que a tinha perdido quando abdicou. O estatuto jurídico do pai de Felipe XVI foi aprovado com os votos dos conservadores de Mariano Rajoy, o primeiro-ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário