sábado, 5 de julho de 2014

Cabo Verde: PM reitera apoio do país a Jean-Claude Juncker


  O Primeiro-ministro José Maria Neves declarou que Cabo Verde gostaria «imenso» que Jean-Claude Juncker pudesse ser Presidente da Comissão Europeia (CE), lembrando que Juncker é um «grande amigo de Cabo Verde e da África».
Com o ex-Primeiro-ministro do Luxemburgo nesse cargo, José Maria Neves acredita que as relações entre os dois continentes poderão desenvolver-se muito mais, particularmente a Parceria Especial Cabo Verde-União Europeia.

Graças a Jean-Claude Juncker, o Grão Ducado tem sido ao longo dos últimos 20 anos, pelo menos, um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde nos mais diversos domínios, nomeadamente na saúde, educação, formação profissional, emprego, saneamento, entre outros.

As relações entre os dois países datam de 1981 e resultam da forte presença de uma comunidade cabo-verdiana bem integrada no Luxemburgo, a par de uma diplomacia que permitiu a grande proximidade entre os dois povos e Governos e que promete continuar também no mandato do novo Primeiro-ministro, Xavier Bettel, cuja primeira visita fora da Europa foi a Cabo Verde, em Março.

Por estas e outras razões, o arquipélago vê com «muito bons olhos» a indicação de Jean-Claude Juncker para a Presidência da CE nos próximos cinco anos, cujo nome foi confirmado, sexta-feira, pelos líderes europeus, depois de semanas de discussão.

Aos 59 anos de idade, Jean-Claude Juncker vai suceder ao português Durão Barroso, que liderou o Executivo europeu desde 2004, mas, antes de ocupar o cargo, deverá ter seu nome aprovado pelo Parlamento Europeu, em votação prevista para 16 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário