quinta-feira, 5 de junho de 2014

Papa renova autoridade financeira e nomeia três não italianos

 

O papa Francisco renovou hoje o conselho diretivo da Autoridade de Informação Financeira (AIF), com a nomeação de três não italianos e "um agradecimento" a cinco membros italianos, anunciou o Vaticano.
Mundo
A direção deste órgão, criado por Bento XVI para supervisionar a aplicação de normas financeiras no Vaticano, era composta exclusivamente por peritos italianos.
 
Uma única italiana vai entrar no conselho, Maria Bianca Farina, responsável oriunda dos correios italianos.
Os três novos membros são o suíço Marc Odentall, administrador de várias fundações e consultor financeiro no setor filantrópico, o singaporense Joseph Yuvaraj Pillay, presidente do conselho de consultores do presidente de Singapura, e o norte-americano Juan Carlos Zarate, conselheiro do centro de estudos estratégicos internacionais, um dos assessores próximo do antigo presidente dos Estados Unidos George W. Bush.
Nas diferentes estruturas económicas do Vaticano, o número de italianos está a diminuir progressivamente e à medida que Francisco introduz reformas. O papa emérito Bento XVI tinha já começado a afastar vários prelados ou laicos próximos do Banco de Itália.
No novo secretariado (ministério) da Economia, dirigido pelo cardeal australiano George Pell, um laico australiano, especialista em finanças, Danny Casey, foi nomeado para a coordenação de projetos.
Com o novo papa, os laicos, os não italianos e, discretamente, as mulheres estão a ser escolhidos para comissões e novas instâncias do Vaticano.
Francisco quer internacionalizar a Cúria, acentuando o peso dos membros não europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário