sexta-feira, 20 de junho de 2014

MONARQUIA ESPANHOLA BALANÇANDO , MAS ESTÁ LUTANDO BRAVAMENTE

 
O barómetro mais recente do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) - principal instituição em Espanha sobre as opiniões dos espanhóis em temas centrais como a política ou a economia - refere que em abril último os espanhóis davam uma nota de 3,72 (em 10) à monarquia.
Porém, uma sondagem realizada há uma semana pelo jornal El Pais indica que 62% dos espanhóis estão a favor de um referendo sobre a monarquia, sendo que cerca de 49% prefere uma monarquia com Felipe VI e 36% uma república presidida por uma figura pública relevante.
A mesma sondagem do El Pais sugere que a decisão de abdicação de Juan Carlos foi bem acolhida, com o rei a ter um nota positiva de 6,9 (em 10) e o seu filho de 7,3 em 10.
A crise económica, o processo judicial que envolve a filha do rei, a infanta Cristina, e o seu marido, Iñaki Urdangarin, a polémica safari de Juan Carlos no Botsuana e a contestação à falta de transparência da Casa Real, têm agravado a opinião dos espanhóis sobre a monarquia.
Por outro lado, são cada vez mais os partidos e movimentos que defendem um referendo ou que, pelo menos, exigem transparência total da coroa, nomeadamente no que toca aos seus gastos, tal como ocorre com outras monarquias como a inglesa.
Analistas têm, nos últimos anos, sublinhado o crescente distanciamento entre a cidadania, especialmente a mais jovem, e a monarquia, com a sociedade dividida entre republicanos, monárquicos e 'juancarlistas', os que apoiam o atual rei mesmo não sendo monárquicos.
O papel de Juan Carlos na transição e a própria transição estão, especialmente para os jovens, cada vez mais distantes, sendo que cerca de 60% dos espanhóis nasceram já depois da entrada em vigor da Constituição.
A imprensa espanhola destaca que esse eventual decréscimo no apoio à coroa não se reflete, pelo menos para já, a nível parlamentar, já que 80% do atual parlamento apoia a monarquia.
À margem de todos estes factos, deixamos aqui algumas das mais emblemáticas imagens tiradas ao príncipe que hoje toma posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário