segunda-feira, 2 de junho de 2014

EMIR DO KUWAIT VISITA IRÃ EM BUSCA DE PAZ NO GOLFO

 
  Kuwait expressou suas esperanças na segunda-feira que uma visita histórica por Emir Sabah Al Shaikh Ahmad Al Sabah para visitar o Irã na próxima semana vai reforçar a segurança, a estabilidade ea paz no Golfo.
A visita ocorre em meio a um recente degelo nas relações entre Irã e países do Golfo apesar das altas tensões sectárias sobre os conflitos na Síria e no Iraque.
Shaikh Sabah, em sua primeira visita a Teerã como chefe de Estado, vai liderar uma delegação de alto nível, composto pelos Ministros das Relações Exteriores, petróleo, finanças e comércio e da indústria, o gabinete em um comunicado.
Ele disse esperar que a visita "iria impulsionar a cooperação em diversas áreas", bem como o reforço da "segurança, estabilidade e paz na região", no comunicado emitido após a reunião semanal de gabinete.
A visita de dois dias terá início em 1 de junho, disse o gabinete.
Recém-nomeado embaixador do Irã Ali Riza Kuwait disse a repórteres na segunda-feira a visita do emir "vai dar um impulso para a cooperação regional e consolidar os laços".
Ele disse que as negociações de Shaikh Sabah com o presidente iraniano, Hassan Rouhani vai tocar no conflito sírio e da situação no Golfo.
Kuwait atualmente detém a presidência rotativa do Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui também Bahrein, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
O enviado iraniano disse esperar que o número de acordos de cooperação em domínios como a aviação, turismo, esportes a serem assinados.
Durante anos, as relações do Irã com os países do Golfo têm sido gelado, com divergências sobre a agitação no Bahrein e do conflito na Síria, antes Rouhani, um presidente autodeclarado moderado, foi eleito presidente da República Islâmica em junho passado.
Em dezembro do ano passado, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif começou uma turnê de Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã e Qatar. Mas terminou sem Zarif viajar para o principal rival do Irã, a Arábia Saudita, ou Bahrein.
Há duas semanas, o ministro das Relações Exteriores Riad, príncipe Saud Al Faisal disse que convidou o seu homólogo iraniano a visitar.
Teerã saudou o plano e destacou a necessidade de reforçar as relações depois de anos de relações tensas.
Após sua eleição, Rouhani disse que queria chegar aos governos árabes do golfo Pérsico como parte dos esforços para acabar com o isolamento internacional de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário