sexta-feira, 21 de março de 2014

PRESIDENTE TURCO AGRADECE A RECEPÇÃO DA RAINHA DA DINAMARCA

O presidente, no início de seu discurso, compartilhou sua felicidade para visitar a Dinamarca, que ele declarou é "terra de gente feliz".
Lembrando que a primeira frase do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que foi assinado entre o Império Otomano e na Dinamarca em 1756, disse que "deve ser estabelecida uma paz eterna e amizade íntima entre o Império Otomano eo Reino da Dinamarca", Presidente Gül observou: "temos o prazer de observar hoje que os princípios que deixaram suas marcas nas relações enraizadas turco-dinamarquês que datam 258 anos são de parceria e cooperação que ressoam nesta comunhão".
História das relações turco-DINAMARQUESA
O presidente lembrou, ainda, que a Dinamarca enviou o então ministro das Relações Militares, Gaehler, a Istambul como seu primeiro representante diplomático e apontou que o então príncipe dinamarquês Aldemar visitou Istambul e Çanakkale há 140 anos, dizendo: "Este mesmo entendimento foi reafirmado mais uma vez quando o acordo foi assinado firendship pela Turquia e Dinamarca em 1925. Turquia e Dinamarca e seus povos têm preservado a interação multidimensional até agora. Os traços sólidos dessas relações excepcionais pode ser visto em muitas áreas, incluindo a ciência, arte, cultura e literatura. Andersen, um dos nossos autores favoritos da nossa infância, está entre os nomes mais importantes que construíram pontes entre corações. Seu livro intitulado "A Bazaar do Poeta", em que ele fala sobre a Istambul de 1841, quando visitou a cidade, ajudou os dois povos para conhecer melhor uns aos outros. Além disso, entre as 100 principais obras que são sugeridos para a leitura para os alunos do ensino secundário em nosso país é os famosos contos de fadas de Andersen. Wilhelm Thomsen, um lingüista dinamarquês e Turcologist que descriptografado Inscrições Orkhon, fez uma descoberta na antiga história turca. Ele foi condecorado com a Ordem de Primeiro Grau Otomano pelo então Sultan Mehmet Resad. Amizade turco-dinamarquês foi feito atemporal quando uma rua em Ancara foi nomeado após Thomsen. " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário