terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Síria: raiva do príncipe saudita sobre cinebiografia real

 

 
Um filme sírio sobre o fundador da moderna Arábia Saudita tem sido demonstrado em Damasco, apesar das tentativas de um príncipe saudita para tê-lo banido, ele aparece.
O filme, o Rei das Areias, foi exibido na capital síria última sexta-feira depois de ser denunciado pelo príncipe Talal Bin-Abd-al-Aziz para "distorcer uma grande figura histórica", os relatórios site Arabian Business . Ele conta a história da ascensão do falecido rei Abd-al-Aziz Al Saud, também conhecido como Ibn Saud, ea fundação do reino saudita em século 20. O filme, dirigido por sírio Najdat Anzour, teve sua primeira exibição em Londres em setembro passado, e é um dos primeiros filmes a abordar o caráter de Ibn Saud, interpretado pelo ator italiano Fabio Testi.
O recurso é controversa nos olhos sauditas por causa da maneira como ele retrata Ibn Saud como "um mulherengo sem escrúpulos, sanguinário que era um peão dos britânicos", iraniana Press TV informou no início deste ano. trailer do filme mostra uma jovem Ibn Saud como um zeloso líder, a conversão de oficial de inteligência britânico John Philby ao Islã "no nome, sem prática". Em outra cena, o trailer mostra Ibn Saud no quarto com uma jovem esposa.
O diretor diz que o filme é uma peça útil de "revisão da história", que se baseia em que aconteceu há 100 anos a comentar o "caos atual" no mundo árabe. libanês jornal pró-Hezbollah Al-Akhbar observou que o filme já tinha sido mostrado em Beirute, e as objeções sauditas são provavelmente o resultado do apoio de Riade para a rebelião anti-Assad na Síria.
Príncipe Talal Bin-Abd-al-Aziz criticou o recurso em sua conta no Twitter , dizendo: "Este filme vai acabar na lata de lixo de obras de arte que falharam". O príncipe da Arábia Saudita, que é um dos 18 filhos de Ibn Saud, acrescentou que ele havia buscado a mediação de um "amigo em comum" com o presidente sírio, Bashar al-Assad para "banir a exibição do filme" no país. No entanto, sua missão parece ter falhado, com TV sírio mostrando um grande público que aplaude uma triagem na casa de ópera em Damasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário