terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prêmio Nobel da Paz 2013

 

Em 10 de dezembro, a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho para alcançar um mundo livre de armas químicas. Suas Majestades o Rei Harald ea rainha Sonja participaram da cerimônia formal em Oslo City Hall
2013/10/12
Director-Geral Ahmet Üzümcü aceitou o prêmio em nome da OPAQ. Em sua palestra, ele identificou a combinação de paixão e praticidade como a chave para o desarmamento de sucesso. Mais do que argumentos morais são necessários; métodos de verificação e análises de custo-benefício deve ser empregado e as vantagens comerciais de cumprimento do tratado claro. Sr. Üzümcü homenageou as pessoas que trabalham no campo, em condições difíceis, tais como aqueles na Síria hoje, e expressou sua convicção de que a organização irá atingir o seu objetivo.

Organização para a Proibição de Armas Químicas

A OPAQ foi fundada na esteira da Convenção sobre Armas Químicas, que entrou em vigor em 1997. A Convenção proíbe a produção, armazenamento, comércio, transporte e uso de armas químicas. A OPAQ trabalha para garantir a aplicação das disposições da Convenção.
Na sua declaração oficial sobre o ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2013, o Comitê Norueguês do Nobel disse:
As convenções e os trabalhos dos OPAQ ter definido o uso de armas químicas como um tabu sob a lei internacional. Os recentes acontecimentos na Síria, onde as armas químicas foram novamente colocados em uso, sublinharam a necessidade de aumentar os esforços para acabar com tais armas. (...)
Desarmamento figuras proeminente em testamento de Alfred Nobel. O Comitê Nobel norueguês através de inúmeros prêmios sublinhou a necessidade de acabar com as armas nucleares. Por meio do presente prêmio à OPAQ, o Comitê pretende contribuir para a eliminação de armas químicas.

Audiência no Palácio Real

Antes da cerimônia de premiação, Ahmet Üzümcü foi concedida uma audiência no Palácio Real. Ele foi recebido pelo rei Harald. Rainha Sonja também esteve presente.

Prestou homenagem a Nelson Mandela

Ao mesmo tempo que a cerimônia de premiação do Prêmio Nobel da Paz foi ocorrendo, um serviço memorial para Nelson Mandela estava sendo realizada em Joanesburgo, África do Sul. Mandela foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1993 juntamente com o então presidente FW de Klerk para os seus esforços para abolir o apartheid e criar uma nova África do Sul democrática.
Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro representou a Noruega no serviço memorial para Nelson Mandela, em Joanesburgo, e não pôde comparecer Nobel cerimônia de premiação deste ano por esse motivo.

Banquete do prémio Nobel Peace Prize Concert e

Na noite de 10 de Dezembro, o rei Harald ea rainha Sonja participou da tradicional Banquete Nobel realizada no Grand Hotel em Oslo em homenagem ao Peace Prize Laureate.
O Concerto do Prêmio Nobel da Paz terá lugar na noite de 11 de Dezembro, em Oslo Spektrum. Artistas de todo o mundo se reunirão em um tributo musical para o Prêmio da Paz e da OPAQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário