quarta-feira, 8 de maio de 2013

Premiê chinês reúne-se com seu homólogo cambojano

 
 
O primeiro-ministro chinês Li Keqiang reuniu-se na segunda-feira com seu colega cambojano Hun Sen, no Grande Palácio do Povo em Beijing.   A China e o Camboja são verdadeiros amigos e bons parceiros, ressaltou Li, acrescentando que a China adotou continuamente uma política amistosa com o Camboja desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas há 55 anos.
  A China e o Camboja poderiam aproveitar suas respectivas vantagens para atingir a prosperidade compartilhada, disse Li.
  O primeiro-ministro chinês pediu que as duas partes fortaleçam a comunicação para implementar o plano de ação sobre a cooperação e a parceria estratégica abrangente entre a China e o Camboja.
  Além disso, solicitou o aprofundamento da cooperação regional em agricultura, construção de infraestrutura, energia, telecomunicações e irrigação. Ao mesmo tempo, as empresas chinesas serão incentivadas a investir no Camboja para promover o comércio bilateral, acrescentou.
  A China fortalecerá o apoio aos esforços do Camboja no seu desenvolvimento independente e na melhoria do nível de vida da população, disse Li.
  Li acrescentou que os intercâmbios culturais entre os dois países devem ser reforçados em educação, turismo e aviação.
  O trabalho conjunto na aplicação da lei também será promovido para combater o tráfego de drogas, o terrorismo e o crime fronteiriço, afirmou Li.
  O primeiro-ministro chinês disse que a China valoriza a coordenação multilateral e as relações com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) para impulsionar a cooperação em áreas como livre comércio, tecnologia, interconexão e interfuncionamento e promover conjuntamente a paz e o desenvolvimento regionais.
  Hun Sen agradeceu a China por seu apoio de longo prazo ao Camboja.
  O aprofundamento da cooperação entre a ASEAN e a China beneficiará as duas partes. O Camboja deseja desempenhar um papel positivo na promoção do desenvolvimento saudável das relações ASEAN-China, acrescentou.
  Depois do encontro, os dois líderes participaram de uma cerimônia de assinatura de oito documentos de cooperação.
  Hun Sen também participou da Conferência Anual 2013 do Fórum Boao para a Ásia, de 6 a 8 de abril, na província insular de Hainan, sul da China.
Por Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário