quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pesquisa aponta queda de confiança na monarquia espanhola

 

 

 
Infanta Cristina e o marido, Iñaki Urdangarin , são personagens em escândalo de corrupção que abala a confiança na família do rei Juan Carlos .
A mais recente pesquisa do Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS) mostra que a confiança dos espanhóis na Coroa continua em queda livre. De acordo com 2.482 entrevistas realizadas em abril, no período em que a infanta Cristina foi indiciada em um caso de corrupção que envolve o marido dela, os espanhóis disseram que de 1 a 10, dão uma nota de apenas 3,68 para a confiança que têm na Monarquia. Isso coloca a Coroa abaixo da Guarda Civil, das forças armadas, a polícia e os meios de comunicação.
A Casa Real Espanhola só inspira mais confiança que os partidos políticos, o governo e os sindicatos. A monarquia é a que mais perde pontos. Em outubro de 2011, a nota atribuída foi de 4,89. Antes disso, era uma das instituições mais valorizadas pelos espanhóis.
— Somos muito conscientes da deterioração da imagem pública das instituições e da Coroa nos últimos anos — afirmou um porta-voz da Casa del Rey, citado pelo jornal El País.
Para tentar frear a queda de popularidade, o Palácio da Zarzuela tomou algumas medidas, como a decisão de adotar uma lei de transparência, na qual a Casa del Rey prestará contas pela primeira vez na história de todos os seus gastos, até mesmo dos banquetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário