domingo, 5 de agosto de 2012

Bento 16 destaca compromisso





O papa Bento XVI escreveu ontem uma mensagem em ocasião do 25º aniversário do encontro interreligioso de Oração de Hieizan, no Monte Hiei, Japão, na qual destaca a importância do compromisso dos líderes religiosos pela paz.

"O compromisso dos líderes religiosos para a causa da paz é de máxima importância", destaca o Papa na mensagem, assinada pelo cardeal secretário de Estado vaticano Tarciso Bertone para o monge budista supremo, venerável Konjun Handa.

A mensagem, informa a Rádio Vaticana, foi lido hoje pelo monsenhor Pier Luigi Celata, secretário emérito do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, que está em vista ao Japão.

Bento XVI sauda com alegria e amidade os líderes religiosos reunidos em Hieizan "no espírito do histórico encontro de Assis promovido em 1986" pelo Beato João Paulo II.

"Obrigado pelos seus esforços, o vértice no Monte Hiei se tornou um grande evento anual que contribui efixcazmente para o díalogo entre pessoas de diversas convicções", escreve o Papa.

O Pontífice está confiante de que os trabalhos do Vértice e o Simpósio promovido para estudar a resposata dos líderes religiosos para os desastres naturais, "levarão para uma maior solidariedade e ajuda reciproca".

"Segundo a perspectiva cristã o amor doado à aqueles que sofrem é um reflexo da caridade de Deus que amou tanto o mundo a ponto de mandar o seu único Filho, Jesus Crito", se lê no documento. O Pontífice volta seu pensamento ao terremoto e ao tsunami que atingiram no ano passado o Japão com "consequências devastantes para todo país".

Todavia foi "encorajador o papel eficaz dos chefes religiosos em oefreeçer esperança e apoio, conselho e conforto, a todos os sofridos", afirmou o Papa. "[Este] trágico evento mostra também como pessoas com convicções diferentes podem cooperar entre elas para o bem da humanidade", concliu Joseph Ratzinger.

ENCÍCLICA

O secretário do Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, anunciou que o papa Bento XVI provavelmente publicará em breve uma encíclica. "O Santo Padre, disse Bertone de Aosta (norte da Itália), onde passa alguns dias de férias, concluiu seu terceiro volume, um manuscrito dedicado a Jesus de Nazaré. É um grande presente para o Ano da Fé. Então, logo também deveremos ter uma encíclica".

Boletim da assessoria de imprensa vaticana explica que o volume dedicado a Jesus de Nazaré complementa os dois anteriores, e que no momento, o original em alemão, está sendo traduzido em vários idiomas. O trabalho exigirá "um espaço razoável de tempo", embora se almeje a publicação contemporânea do livro nos principais idiomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário