terça-feira, 6 de março de 2012

PRIMEIRO MINISTRO DO NEPAL ESTÁ IRADO COM GYANENDRA

Os três meses que restam para completar a paz ea elaboração constituição, primeiro-ministro Baburam Bhattarai acusou o ex-rei Gyanendra Shah de tentar sabotar os dois processos.

Falando a um grupo de jornalistas locais em sua residência oficial, Bhattarai disse
que o antigo monarca estava conspirando para perturbar a paz ea elaboração de estatuto de trás de uma sala escura.

"As forças reacionárias estão trabalhando para perturbar a paz ea constituição (processos) eo ex-rei é um dos personagens," The Times citou o Himalaia PM no domingo.

Bhattarai disse uma vez que as massas têm atribuído Shah o papel de um cidadão comum, ele deve aceitar o veredicto e se abster de fazer declarações públicas sobre assuntos do país.

"O ex-rei parece ser muito ativo no momento em que o processo de paz está em sua última fase. Esta não será aceitável", a Republica citado Bhattarai.

A explosão PM segue comentários Xá de uma imprensa se reúnem em Biratnagar recentemente onde ele havia advertido que a segurança da democracia, nacionalismo e dos povos, estavam sob ameaça.

"Não haverá garantia de paz e estabilidade, se estas questões não são abordadas. Vamos mergulhar no caos e nosso nacionalismo estará em perigo", o ex-rei foi citado como dizendo.

Quase quatro anos depois de sua remoção, Shah continua a ser uma figura importante no Nepal. Embora a maioria limita-se a encontros religiosos, multidões se reúnem para obter a sua visão.

Suas viagens à Índia, onde passou várias semanas no mês passado (para assistir um casamento de família) sempre faz notícia com especulações sobre seus encontros com figurões políticos em Nova Delhi.

Shah viagem para Sunsari distrito para inaugurar um evento religioso na quinta-feira (onde ele fez os comentários) foi sua primeira aparição pública depois de permanecer nos bastidores durante meses.

Apesar de estender o mandato da Assembleia Constituinte quatro vezes, os parlamentares nepaleses não conseguiram completar a paz ea elaboração estatuto. O prazo final expira em 28 de maio.

Com a frustração entre as massas de crescimento, pró-monarquia elementos estão buscando re-promulgação da Constituição de 1990 que teve prestação de monarquia constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário