quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ESCOLHIDO SUCESSOR AO TRONO SAUDITA

Com a nomeação como Príncipe herdeiro do trono saudita, Nayef (também escrito Naif), de 78 anos e meio-irmão do Rei Abdullah, assume também o cargo de vice-primeiro-ministro, mantendo igualmente o ministério do interior.

Especialista em contra-terrorismo, Nayef bin Abdul Aziz Al Saud é considerado o grande responsável pela ausência de células da Al-Qaida no país. É também descrito por fontes norte-americanas como "um conservador de linha-dura com pouco interesse nas reformas iniciadas pelo Rei Abdullah", conforme um telegrama diplomático publicado no Wikileaks.

Em Março de 2009 Nayef disse publicamente não perceber a necessidade de eleições nem da existência de mulheres no governo. No entanto foi sob a sua direção que em Novembro de 2001, foram criados os bilhetes de identidade para as mulheres sauditas, que até então eram registadas apenas sob o nome do pai ou do marido.

A nomeação do novo Príncipe herdeiro confirma a política conservadora e sem compromissos que a Casa Real saudita prefere adotar numa região abalada pela queda de diversos regimes, na chamada Primavera Árabe.

A escolha de Nayef bin Abdul Aziz Al Saud para suceder ao irmão já era esperada, uma vez que Nayef tinha sido nomeado há uns anos segundo vice-primeiro-ministro, um lugar habitualmente ocupado pelo segundo na linha do trono.

Nayef e outros representantes sauditas reuniram aliás esta quinta feira com uma delegação dos Estados Unidos, que incluía o Vice-Presidente Joe Biden, o Director da CIA David Petraus e o Senador John McCain.


Sucessão complexa

A sucessão na Arábia Saudita é mantida dentro da família real Al Saud mas não passa de pai para filho. Em vez disso segue um processo complexo e secretivo.

Em 2006 o Rei Abdullah estabeleceu um Conselho de Fidelidade para debater e tornar mais transparentes as questões de sucessão. A escolha de Nayef, decretada quinta-feira à noite e anunciada publicamante esta sexta-feira, foi decidida pelo Rei após consultar este Conselho.

Abdullah já ordenou aos restantes Príncipes sauditas que jurem fidelidade a Nayef como novo herdeiro da coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário