domingo, 30 de outubro de 2011

REGRAS DE SUCESSAO INGLES FOI MUDADO

Daqui em diante, o primeiro descendente do rei ou rainha de Inglaterra ascenderá directamente ao trono, seja menino ou menina. Esta é uma das mais importantes decisões hoje tomadas pela Commonwealth e altera uma regra com séculos.
Outra das decisões hoje tomadas em Perth, na Austrália, permite aos monarcas casar com católicos, referiu o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Tanto a Grã-Bretanha como qualquer uma das 15 ex-colónias britânicas poderia ter vetado estas alterações.

Até agora, por exemplo, o primeiro filho homem dos monarcas poderia ficar com o trono, em detrimento de eventuais irmãs mais velhas. E um futuro monarca podia casar com alguém de qualquer crença religiosa, excepto a católica Apostólica Romana.

«Os comportamentos mudaram profundamente ao longo dos séculos e algumas das regras obsoletas - como algumas regras de sucessão - pura e simplesmente não fazem sentido», disse Cameron.

Agora, todos os 16 países de que Isabel II é chefe de Estado terão de ajustar as suas legislações nacionais a estas actualizações: Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Jamaica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Granada, Belize, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Ilhas Salomão, Tuvalu, São Vicente e Granadinas e Papua Nova Guiné.

O anúncio do primeiro-ministro inglês surge no primeiro dia do encontro bianual dos 53 líderes dos países da Commonwealth - um dos quais Moçambique - noticia a Associated Press.

Julia Gillard, chefe do Governo da Austrália e primeira mulher anfitriã deste encontro, aplaudiu as decisões.

«Estas coisas parecem progressistas, mas por parecerem progressistas para a nossa mentalidade moderna não significa que devamos subestimar o seu significado histórico», acautelou.

«Coisas» que afectam a Casa Real mas que Buckingham evita comentar, alegando caber aos Governos decidir a esse respeito.

Neste momento, Carlos é o primeiro na linha de sucessão - foi o primeiro a nascer do casamento entre Isabel e Eduardo. Mas seguiu-se-lhe Ana, que está abaixo dos irmãos André e Eduardo, apesar de estes serem mais novos.

No médio prazo, a questão não se coloca pois Carlos e Diana tiveram dois rapazes. Mas se William tiver descendentes e o primeiro a nascer for uma menina, ela poderá ser rainha se o entender, independentemente dos irmãos que venha a ter.

Isabel II abriu o encontro onde estão representados 30% da população mundial (Índia, África do Sul, Bangladesh, Nigéria e Paquistão ajudam a explicar este número) falando da necessidade de que esta organização seja mais relevante em tempos de incerteza e insegurança e destacando alguns temas que gostaria de ver discutidos, como os financeiros, os problemas no acesso a alimentação e as alterações climáticas.