sexta-feira, 28 de outubro de 2011

portugual quer fechar representacao diplomatica no Principado de Andorra

A decisão saiu da reunião de quarta-feira da recém-criada plataforma contra o encerramento da embaixada, onde também foi decidido enviar a Lisboa, em data a definir, uma delegação para sensibilizar o Presidente da República, o ministro dos Negócios Estrangeiros e o secretário de Estado das Comunidades para a necessidade de manter uma representação oficial naquele principado.
O embaixador de Portugal em Andorra, Mário Damas Nunes, revelou há duas semana que a embaixada portuguesa no Principado encerrará até ao final do ano. Apesar de não ter sido confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a informação está a mobilizar a comunidade portuguesa e as autoridades de Andorra, que pretendem manter em funcionamento pelo menos um posto consular.
A 18 de Outubro cerca de duas centenas de portugueses concentraram-se pela primeira vez junto à embaixada de Portugal para contestar o seu eventual encerramento. O conselheiro da comunidade José Manuel da Silva, que também preside à Plataforma contra o encerramento da embaixada disse à Agência Lusa que na reunião de quarta-feira foi também feito um balanço da recolha de assinaturas para um abaixo-assinado contra o fecho da embaixada, cujo número ascende já a 1500.
"Não vamos ficar por aqui", declarou José da Silva, adiantando que a campanha de recolha de assinaturas vai continuar e que, também no Facebook, foram recebidas até agora mais de 900 mensagens de apoio. Em Andorra vivem cerca de 13 mil portugueses, o que representa quase 16 por cento da população do Principado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário