terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARLAMENTO HOLANDÊS QUER CONTROLAR MAIS OS PODERES DA RAINHA

A Rainha dos Países Baixos é dito ser um dos mais poderosos monarcas na Europa. Que pode não ser verdade para seu sucessor se Parlamento obtém seu caminho. E desta vez o movimento para reformar a monarquia não é apenas provenientes de partidos à esquerda – populista dos Geert Wilders partido da liberdade é propor as mudanças mais radicais.

O Reino dos Países Baixos é uma das dez sobreviventes monarquias de constitucional da Europa. Mas ao contrário de muitos de seus colegas realeza europeia, rainha Beatrix mais de cortar fitas e chefes de Estado estrangeiros-bem-vindas graciosamente. Ela tem poder real. Ou, pelo menos, influenciar. Ela inicia o processo de formação de um governo na sequência de uma eleição – um papel crucial neste país de coligações. Ela encontra-se em particular cada semana com o primeiro-ministro e é oficialmente um membro do gabinete e cadeiras do Conselho de Estado, um poderoso órgão consultivo.

Ela não é tímida sobre o uso de sua influência. Mas, uma vez que é um tabu para revelar qualquer coisa que ela pensa ou diz, é difícil medir a dimensão exacta do que influência.

Histórico
Bert van den Braak, um pesquisador do Instituto de Montesquieu em Haia, diz que Beatriz tem sido capaz de orientar a formação de um novo gabinete eleições seguintes em várias ocasiões. Por exemplo, em 1994, quando ela ajudou a trazer uma coligação histórica que, pela primeira vez no século XX, não incluiu nenhuma das partes cristãs.

Espaço da Rainha de manobra é limitado. Quando há um amplo consenso entre os partidos políticos ela não tem qualquer influência, mas em outras ocasiões ela faz, de acordo com Van den Braak: "quando parecer estiver dividido admissível, ela pode ser o fator determinante."

Frank Lammers, um ex-jornalista e especialista em royalties holandês, concorda. O poder do monarca holandês é poder 'soft', emanadas de relações pessoais.

"O poder que ela tem vem principalmente da experiência. Ela é foi rainha por mais de 30 anos e tem lidado com lotes de Ministros e construiu-se uma riqueza de experiência. Que é o que dá o seu poder nos bastidores".

Um tal incidente nos bastidores, amplamente divulgado, mas nunca confirmada, envolvidos da Rainha visita de Estado à África do Sul quando Nelson Mandela foi Presidente. O embaixador holandês estava tendo um caso extra-conjugal muito público. Rainha Beatriz é dito ter exercido a sua influência sobre o Ministro dos negócios estrangeiros para ter o embaixador transferido antes da visita de Estado. O Ministro dos negócios estrangeiros, como esperado, negou que a transferência foi a pedido da Rainha, mas ela acredita ter apoiado a decisão do governo.

Rei
Agora, dois dos maiores partidos no Parlamento Holandês dizem querem limitar o poder do monarca. A oposição do Partido Trabalhista tem proposto movendo o papel na formação de um novo governo do monarca ao Parlamento. Partido do Geert Wilders da liberdade vai ainda mais longe e diz que o monarca deixa de ser um membro do governo.

Tempo é um fator se Parlamento leva a sério a reforma. Beatriz é 73 anos e espera-se a demitir-se mais cedo mais tarde. Príncipe herdeiro Willem-Alexander é visto como pronto para assumir o papel do monarca e o tempo de reforma é agora, antes que ele sucede ao trono.

Mas no final, diz Van den Braak, personalidade de Willem Alexander terá mais efeito sobre o seu papel como rei do que qualquer Parlamento reforma consiga passar.

"O holandês rei ou rainha tem influência, mas qualquer poder ele ou ela tem está na fraqueza dos Ministros. Se os Ministros deixar-se influenciar pelo rei ou rainha, então ele ou ela tem poder."

Então rei Willem IV pode ter algumas limitações mais no seu papel de sua mãe fazia, mas ele provavelmente irá ainda ser king of the hill, quando comparado com outras monarcas europeus.