quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REI ABDULLAH LANÇOU A EXPANSÃO DE MESQUITA SAGRADA

O rei Abdullah na sexta-feira lançou a maior expansão da grande mesquita na história, que vai aumentar a capacidade da Mesquita de mais de 2,5 milhões de adoradores e custo SR80 bilhões.

Antes de lançar as bases para a expansão de nova, o rei Abdullah inspeccionados modelos do projeto de expansão, bem como outros projetos de desenvolvimento implementados em Meca e outros locais sagrados.

O rei Abdullah dedicado a nova expansão para o mundo islâmico.

Ministro das finanças Ibrahim Al-Assaf anunciou que o novo projeto de expansão custaria SR80 mil milhões de euros, que incluiria o dinheiro necessário para pagar uma indemnização aos proprietários de imóveis que se apropriou para o projeto.

Makkah gov Príncipe Khaled Al-Faisal elogiou os esforços do rei Abdullah para desenvolver duas mesquitas sagradas e muçulmanos disse todo o mundo islâmico apreciar estes esforços e detém o rei em alta estima.

Saleh Al-Hosain, chefe da Presidência das duas mesquitas sagradas, elogiou especialistas nas universidades sauditas para preparar os melhores, ambiente desenhos para a expansão, incorporando elevados padrões de segurança.

"Como o rei Abdullah desejado, o mundo inteiro islâmico ficaria orgulhoso do novo projeto de expansão," Al-Hosain, disse.

Um documentário exibido durante a cerimônia disse portão principal da expansão será nomeado após o rei Abdullah e terá dois minaretes, elevando o número de minaretes da mesquita para 11.

O novo projeto, cobrindo 400.000 metros quadrados no noroeste e nordeste da Mesquita, é o projeto do século, disse Muhammad Al-Khozaim, Vice-Presidente da Presidência de dois assuntos mesquitas sagrada.

Al-Khozaim divulgados planos para expandir o mataf (áreas circunvolução em torno da Caaba Sagrada) e fornecer ar condicionado para todas as partes da grande mesquita, acrescentando que iria realizar dois regimes em breve, juntamente com o novo projeto de expansão de Haram.

Abdul Mohsen Bin Humaid, diretor de projetos, disse que o novo projeto seria concluído em um ano e meio.

Segundo fontes informadas, a área total da mesquita Haram existente é 356.000 metros quadrados, acomodando 770.000 adoradores, enquanto a nova expansão cobrindo uma área de 456.000 m2 irá acomodar 1,2 milhões de fiéis.

O novo projeto será composto por três partes: construção de um novo edifício; expansão e desenvolvimento de pátios em torno da Mesquita, incluindo passarelas, túneis e sanitários; e desenvolvimento de equipamentos de serviço para ar condicionado, electricidade e água potável.

Um túnel de 1.200 metros será construído desde o fim da expansão passando por Jabal Hindi, enquanto um outro túnel com um comprimento de 1.100 metros será construído em Jabal Madafie. Será construído um túnel de 700 metros emergência cruzando as outros dois túneis de Jabal Al-Caaba.

O rei Abdullah inaugurou também o relógio de torre de Meca, considerado o maior do mundo; o tempo de Makkah, masaa recentemente expandida (o curso em execução entre Safa e Marwa); as torres de doação do Rei Abdul Aziz; a ponte de Jamrat complexos em Mina; e a ferrovia Mashair ligando os locais sagrados de Mina, Arafat e Muzdalifa, bem como os guarda-sóis em torno da Mesquita do profeta em Medina, pressionando os botões.

Prefeito de Makkah Osama Al-Bar disse novos projetos lançados pelo rei Abdullah iria impulsionar negócios em Meca e ajudar a cidade Santa de atrair novos investimentos pena SR100 bilhões.

"Cada SR1 bilhões gastos pelo governo de incentivar o sector privado a investir um adicional SR5 bilhões. "Desta forma o investimento público teria um efeito múltiplo na economia, disse o prefeito.

Nawaf Al-Jowharji, um membro do Conselho Provincial de Meca, descreveu as torres de doação do Rei Abdul Aziz como um dos maiores projectos imobiliários no Reino, acrescentando que ajudaria a acomodar cerca de 50.000 peregrinos e visitantes.

Economista Aabid Al-Abdali, da Universidade de Al-Qura Umm disse que os gastos de SR40 mil milhões de euros, que é dado aos proprietários de imóveis apropriou-se do projeto de expansão, provocaria um crescimento econômico sem precedentes na cidade Santa.

Ele estima o produto interno bruto do Makkah em SR123 mil milhões de euros. "O volume de gastos com projetos de Makkah igual a um terço de toda a economia,", ressaltou. Ele disse que o efeito de vários dos gastos em novos projetos do governo geraria SR133 bilhões.

Jamal Maher, um membro da Câmara de comércio de Meca e indústria, falou sobre o crescente fluxo de investimentos para Meca, especialmente dos sauditas. Ele estima o total de investimentos em projetos de desenvolvimento em curso em Meca em SR100 mil milhões de euros.

Yousuf Al-Ahmadi, diretor da empresa de desenvolvimento de Afkar, destacou os esforços do rei Abdullah para o desenvolvimento das duas mesquitas sagradas e o bem-estar de peregrinos. "Desenvolvimento das duas mesquitas sagradas é agenda principal do rei", ele disse Arab News.