quarta-feira, 27 de julho de 2011

A TRAGÉDIA NA NORUEGA

Trond Berntsen estava trabalhando como um policial de folga em Utøya quando Anders Behring Breivik chegou na costa. Desarmado e inconscientes do horror que foi sobre a ser desencadeada na ilha, Berntsen conseguiu proteger seu filho de 10 anos de idade mas não podia fazer nada para se salvar. Os pai de dois tornou-se uma das primeiras vítimas da Breivik quando ele foi baleado morto dentro de minutos.

Em um sinal de que a matança não deixou nenhum sector da sociedade norueguesa intocada, a corte real anunciou que a 51-year-old foi o meio-irmão da Princesa Mette-Marit, da Noruega.

"Pensamentos da Princesa ir para sua família mais próxima," um porta-voz do palácio disse ao jornal Dagbladet.

Como eles continuaram a trawl através da água e entulho para a falta, na segunda-feira polícia disse tinham reduziu o número de pessoas acredita-se que morreram no massacre de Utøya de 86 para 68 – a grande maioria dos adolescentes-los tomar parte em um acampamento de Verão políticos de esquerda. Oito pessoas, em vez dos sete anteriormente referido, morreram na explosão de bomba de Oslo, acrescentaram.

Uma lista completa dos mortos e desaparecidos não tenha sido tornada pública. Uma equipe de cerca de 40 policiais está trabalhando para identificar todos os corpos encontrados até agora. No entanto, em seu discurso chorosa na Catedral Nacional no domingo, primeiro-ministro Jens Stoltenberg mencionado os nomes de várias vítimas, conhecidos por ter sido morto enquanto no acampamento de juventude do partido do trabalho (AUF).

Um deles, Tore Eikeland, foi "um dos nossos políticos de jovens mais talentosos," ele disse; um vereador de 21 anos de idade e o líder do trabalho de jovens da região da Aquitânia Hordaland. Em uma recente Conferência das partes, o primeiro-ministro acrescentado, Eikeland ter dado uma ovação de auditório inteiro.

Os nomes das outras vítimas – tanto conhecidas e as suspeitas – foram relatados localmente. Entre esses continuam desaparecidas ontem foi Hanne Kristine Fridtun, uma ativista AUF de 21 anos que fez-se conhecido em sua cidade local de Stryn, Noruega ocidental, para sua consciência social. "Eu sei Hanne Kristine muito bem. O prefeito de Stryn, Nils P Støyva, tivemos uma estreita cooperação política … por isso para mim é completamente irreal que ela está ausente,"disse a radiodifusão norueguesa NRK. Fridtun tinha mostrado uma simpatia tocando para os grupos menos favorecidos na sociedade, ele acrescentou e recentemente tinha levantado a consciência das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em Stryn. "Isso é terrivelmente difícil para todos", disse ele.

Ela não foi o único a ser elogiado por seus compromissos políticos. Dezoito anos de idade Tarald Mjelde, adjunto do Eikeland que foi ontem à noite faltando presumivelmente mortos, foi descrito em um blog por um amigo e ativista de jovens colegas como "the little boy com um entusiasmo que infecta todos à sua volta". Erik Dale escreveu: "todas as pessoas que desejam que tinham sua energia. Sua ânsia. Se você não tivesse sido um grande político pouco, estou certo que poderia ter sido uma atleta." Ele acrescentou: "você ama seu futebol, mesmo se você apoiar o time errado. Como você acabou com o Chelsea assim mesmo? Por favor, venha lar seguro assim que você pode me dizer. Precisamos você".

Um dos mortos temidos mais jovens foi nomeado como Johannes Buø, uma ativista AUP 14-year-old do Sul da Noruega, cujo pai confirmou que estava faltando. Uma página no Facebook criada para amigos, familiares e simpatizantes escrever mensagens de simpatia estava enchendo com homenagens. Um deles ler: "Dear, dear John! O que aconteceu é irreal. Você é uma pessoa extremamente forte... Todos nós esperamos desesperadamente chegar a você casa sãos e salvos. Esperamos, acender velas e rezar por você."

Rede social também tem sido usado para expressar solidariedade para outros jovens ausentes, incluindo 17-year-old Syvert Knudsen. Algumas mensagens estavam se movendo na sua compreensão de problemas adolescentes. "[] É triste pensar que você sempre disse que eram tão solitário e que você sempre foram tão triste," escreveu a um amigo, Tonje Fredriksen. "Wish you were home e poderia ver como muitas pessoas pensam de você, saudades de você e cuidado. Te amo.. … e eu não estou sozinho".