quarta-feira, 27 de julho de 2011

JUAN CARLOS TROCOU INFORMAÇÕES COM PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE BANCOS DA ESPANHA

Don Juan Carlos recebeu em audiência o Presidente da associação espanhola de bancos (AEB), Michael Martin, nos contactos regulares mantido por sua Majestade o rei com representantes do sector, que têm se intensificado na actual situação de crise.

Esse evento ocorre um mês após a publicação da AEB, do relatório sobre a situação atual no campo da economia e após o teste de resistência para o sector bancário europeu que sofreram as entidades de 25 crédito que compõem o sistema financeiro espanhol. Entre as cinco entidades espanholas que não atingem os aprovados foi a caixa de poupança Mediterrâneo operada em 22 de Julho pelo banco de Espanha.

A associação bancária espanhola é uma associação profissional aberta a todos os bancos espanhóis e estrangeiros que operam na Espanha. Embora a adesão a AEB é voluntária, na prática, todos os bancos com uma atividade significativa na Espanha são membros da associação. Fundada em 1977, a AEB desenvolve a sua actividade dentro da banca, económica, financeira e jurídica, entre outros.

Martín Miguel é a entidade desde 2006. Quatro anos mais tarde, em Março de 2010, foi reeleito para um novo mandato. Antes desta posição, ele foi diretor geral de supervisão das instituições de crédito do banco de Espanha. Mais tarde, ele foi vice-governador da agência reguladora entre 1992 e 2000, durante o mandato de Luis Angel Rojo.

Ao longo de sua carreira, ocupou vários cargos de responsabilidade na administração, como diretor geral do Tesouro, Secretário de orçamento e gastos públicos, Presidente do Instituto de crédito oficial e sub-secretário de economia e Finanças.

Ele também tem uma vasta experiência em organizações internacionais. Ele pertencia ao Comité monetário da União Europeia entre 1992 e 1998, tiveram de negociar quatro desvalorizações da peseta. Ele também pertencia ao Comité Económico e financeiro para os anos 1999 e 2000.