sábado, 18 de junho de 2011

PRINCESA LETÍCIA DISCURSA EM CONFERÊNCIA CONTR O CÂNCER

Dona Letizia presidido a rodada da associação espanhola contra o cancro (aecc) "Pele tem memória", no qual ele enfatizou a necessidade de "mobilizar a sociedade para tomar consciência que é muito importante para proteger do sol".

Em um dia de informação e sensibilização social sobre câncer de pele e em particular melanoma, realizado em Salou (Tarragona), Dona Letizia alegou ser "influenciar através de dias como este para que todos aqueles que estão aqui hoje para enviar a mensagem claro que a prevenção é essencial". Disse que "Não podemos esquecer que 40 por cento deste tipo de câncer é evitável e pode ser curada em 90 por cento dos casos com diagnóstico precoce," sua Alteza Real a Princesa das Astúrias e Girona.

"Isto deve ser repetido novamente e novamente tomar sol ao meio-dia nos coloca em risco", disse Dona Letizia, que afirmou que "a queimadura solar de infância aumenta o risco de câncer de pele". "Crianças mais de dez anos, mesmo que eles sejam independentes para muitas coisas, ainda necessidade que seus pais ou tutores são excelentes deles e estão protegidos do sol", acrescentou.

No acto foram tornados públicos os dados finais do Observatório do câncer aecc estudo sobre o "Comportamento de proteção do sol" e percepção do risco de câncer de pele na população espanhola. Dados preliminares mostraram que 35% dos pais com crianças mais de 10 anos de tende a negligenciar o cuidado e a proteção dos menores sob os raios do sol.

Entre os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) de radiação é o câncer de lesões de pele que geralmente estão localizados em áreas do corpo que normalmente são expostas ao sol: rosto, Colo e mãos. Além disso, esta radiação pode produzir fotoconjuntivitis e fotoqueratitis, catarata ou opacidades da lente, queimaduras solares e fotoenvelhecimento ou envelhecimento prematuro da pele.

Para prevenir e reduzir os danos do sol, é recomendável, entre outras dicas, evitar a exposição ao sol nas horas centrais do dia (entre 12 e 16 horas), usando barreiras físicas - chapéus, chapéus de abas wide, camisetas…-, aplicar um filtro solar de imagem em quantidade adequada antes de você sair de casa, 30 minutos antes da exposição ao sol e após cada banho ou a cada 2 horasUse óculos de sol que absorvem a 100% da radiação ultravioleta. Ele também deve estar ciente dos danos a pele e os olhos das lâmpadas UVA e camas de bronzeamento.

O aecc é um ONL (organização não lucrativa), privada e declarada de utilidade pública que tem sido 58 anos trabalhando na luta contra o cancro. O aecc integra pacientes, familiares, profissionais e voluntárias pessoas trabalhando juntas para impedir, sensibilizar, apoiar e acompanhar as pessoas afectadas e financiar projetos de pesquisa de câncer que permitirão um melhor diagnóstico e tratamento do câncer. A aecc desenvolve seu trabalho através de seus mais de 15 mil voluntários e 718 funcionários sob uma filosofia de colaboração com as autoridades de saúde, instituições científicas e outras entidades que têm o mesmo objectivo da associação. Tudo sempre sob os princípios de independência, profissionalismo, transparência e proximidade.