sexta-feira, 17 de junho de 2011

jovem aborda principe para propor referendum

Eis um bonito momento de democracia (monárquica, neste caso), em que o poder desce à rua para conversar com os cidadãos, numa conversa frontal sobre os actuais parâmetros do sistema político, e até mediático, em que ambos estão integrados. E nesta fase de "acampadas" isso pode valer ouro à auto-estima da democracia. Aconteceu em Pamplona, Navarra, e resultou num vídeo que tem feito as delícias no youtube.



Estava o Princípe das Astúrias, também conhecido como herdeiro da coroa espanhola (Infante Felipe, para os amigos) a sair de uma entrega de prémios em Pamplona, há uma semana, quando se deparou com um grupo de manifestantes pró-república. Inesperadamente, o princípe quebrou o protocolo, no momento em que Letizia entrava na viatura oficial, e dirigiu-se para os menifestantes e esteve um minuto meio, muito frutíferos, a argumentar com uma das manifestantes sobre a hipótese de promover um referendo à monarquia, onde o povo espanhol seria chamado a escolher entre o actual sistema ou a República.



O tom da conversa foi bastante ameno e o nível de argumentação bastante elevado. Mas Felipe não resistiu a fechar a conversa atirando à jovem um "conseguiste o teu minuto de glória". A resposta da manifestante, por seu lado, teve o seu quê de nobre: "Não era isso que pretendia, simplesmente quero deixar de ser súbdita para passar a ser cidadã".