sexta-feira, 17 de junho de 2011

discurso da princesa norueguesa em nova york

Discurso de sua Alteza Real A Princesa no Instituto de paz internacional, Nova Iorque, 8 de Junho de 2011
Na Nicarágua há quatro anos atrás eu conheci uma jovem mulher notável. Lembro-me tão vividamente. Ela tinha 18 anos de idade e tinha uma filha de dois anos. Ela estava sentado em uma cadeira em um quarto escuro, tão, tão tímida. A gravidez foi resultado de abuso sexual. Ela era HIV positivo. Sua filha foi felizmente negativa.

Saúde para todos é uma responsabilidade compartilhada. Significa fornecer acesso eqüitativo aos serviços de saúde essenciais. Para conseguir a saúde para todos, temos de assegurar que os direitos das mulheres e da igualdade estão no cerne de todos os esforços desenvolvidos para o efeito.

Lançamento do secretário-geral da Estratégia Global para mulheres e da crianças saúde e o esforço global de todas as mulheres, cada criança no ano passado fornece uma plataforma forte para todos os parceiros em fazer progressos juntos para 2015.

Secretário geral da ONU Ban Ki-moon deu um passo importante e corajoso quando ele levantou a saúde das mulheres e das crianças para o mais alto nível político.

Igualdade entre os sexos e o empoderamento das mulheres são cruciais para a realização dos ODM em geral e os ODM de saúde em particular. Temos de tratar dos ODM 3, 4, 5 e 6 como um pacote sinérgico de ação, para que seremos capazes de fazer a diferença na vida das mulheres e meninas e para alterar a trajetória de desenvolvimento dos países. Além disso, a consecução dos ODM é uma questão de juventude.

Em muitos dos países com alta ocorrência de HIV, mais da metade da população está abaixo dos 25 anos de idade. Dos 15 países mais afetados pela AIDS, a prevalência do VIH entre os jovens caiu mais de 25%. Jovens são agora os atores, mobilizando para prevenção, apropriando-se da resposta de AIDS e moldar as atitudes dos futuros líderes. UNAIDS é pioneira um movimento para promover uma nova geração de líderes para a resposta de AIDS na global e a nível de país. Temos de garantir que a próxima onda de liderança é equipada, engajada e suficientemente com suporte para manter e desenvolver a resposta.

Saúde em ação é chave para atingir os ODM na saúde, colocar a Estratégia Global em das mulheres e das crianças. Conforme nos aproximamos para 2015 torna-se cada vez mais urgente avançar na escala os nossos esforços.

Este seminário é uma das várias etapas em mobilizar o apoio para a realização da Estratégia Global e a realização dos ODM.
Além disso - é um passo na direção certa para fornecer as mulheres do mundo inteiro com ferramentas para se protegerem e para ganhar controle sobre suas próprias vidas.

Voltando ao meu ponto de partida: é nossa responsabilidade comum para certificar-se de que o que aconteceu com a jovem mãe que conheci na Nicarágua vai não acontecer à sua filha pequena, bonita.