segunda-feira, 30 de maio de 2011

A RAINHA INGLESA E O PLESBICITO ESCOÇÊS

Rainha em conversações com PM sobre o referendo de independência.
A rainha tem discutido as repercussões de um referendo escocês sobre a independência durante as conversações com o primeiro-ministro David Cameron.
Cameron Senhor conheceu o monarca no Palácio de Buckingham, no rescaldo da vitória esmagadora de eleição do SNP em 5 de Maio, para discutir possíveis implicações do resultado para a monarquia.

Uma fonte do palácio sênior foi ontem relatada ter confirme as conversações tinham tomado lugar e que a rainha pediu seu secretário particular para investigar os planos do SNP para uma votação de independência.

A fonte disse: "independentemente das opiniões pessoais de sua Majestade, é o trabalho do secretário privado para levar a sério essas questões e para investigá-los, e que é precisamente o que está acontecendo".

Primeiro ministro Alex Salmond anteriormente prometeu que iria haver um papel para o UK chefe de Estado na Escócia independente. Ele frequentou o casamento do Duque e da Duquesa de Cambridge na Abadia de Westminster no mês passado.

Um porta-voz para o senhor Salmond ontem negou as notícias sobre as conversações como "absurdo" e "chit chat".

No entanto, sênior Tory MSP Alex Johnstone alegou que era "prudente" para o primeiro-ministro para breve a Rainha sobre a política do SNP da independência. Ele disse: "é uma medida acertada por David Cameron para manter a Rainha informada como o chefe de Estado sobre a ameaça planos de independência do SNP são para a União.

"O primeiro-ministro está em uma posição forte para aconselhar a Rainha sobre isso e é algo que senhor Cameron deve continuar a fazer como o SNP tenta avançar com os seus planos para um referendo de independência".