quarta-feira, 18 de maio de 2011

NORUEGA E CROÁCIA JUNTOS EM PROJETOS MARITIMOS

a Projetos e interesses do sector marítimo comuns situou-se em centro de programa de hoje.

13.05.2011Šibenik está localizado na costa da Dalmácia, cerca de oito quilômetros ao norte de Split. A Baía de Deep off contribui para tornar a cidade um porto natural.

Abriu o centro marítimo
iNAVIS é um centro de inovação onde norueguês e as autoridades croatas juntos para desenvolver o sector marítimo na Croácia. Centro para facilitar a cooperação entre as autoridades, empresas, educação e instituições de pesquisa.

O centro foi inaugurado pelo rei Harald em plaketten de rosto revelado do edifício. Em seu discurso, ressaltou o rei como envio e transporte marítimo tem sido sempre uma parte central da interação entre a Noruega e a Croácia, e Croácia hoje se destaca como um parceiro igual no desenvolvimento do sector marítimo:

Nos últimos anos, a Croácia desenvolveu-se a um ritmo incrível. Com o estabelecimento de Šibenik marítimo centro de inovação como uma empresa mista croata-inglês, Croácia tornou-se um país parceiro com o qual a Noruega coopera em igualdade de condições. (…)

Creio que iNavis vai proporcionar uma boa base para futuro desenvolvimento e promoção da nossa experiência compartilhada e bem estabelecida no sector marítimo e indústrias de envio.

Batizado "hedda" e "hælge"
De Kongeparet para iNAVIS, Náutico Center Prgin, onde a Rainha Sonja tinha nomeado os barcos norueguês "hedda" e "hælge".

Prgin centro de milhas náuticas (NCP) é um grupo composto por 10 empresas, todas dentro do sector marítimo. O negócio começou com uma carta em 1995, e hoje a empresa também opera o estaleiro e marina, além de organizar um boat show Adriático Boat Show.

"hedda" e "hælge" pertence à empresa norueguesa nórdicos Aqua barcos construídos aqui em Šibenik.

Šibeniks centro
O rei e a Rainha chegaram a Šibeniks Centro para uma visita guiada com barco à vela Kadena M/Y. Eles foram em terra no cais na Catedral St. Jacobs, onde eles foram recebidos pelo bispo Ante Ivas.

Šibenik documentou a história volta a 1066, mas foi duramente atingida durante a guerra civil na década de 1990 quando a zona antiga da cidade e da catedral foi bombardeada. St Jacobskatedralen foi concluída em 1536 e é considerado como o renascimento mais importante construção na Croácia. Ele foi listado no site do património mundial da UNESCO em 2000, e o dano sofrido durante a bombardeio Catedral seja corrigido.

Rei Harald e a Rainha Sonja receberam uma visita a catedral antiga, e um coro local deu um pequeno concerto para o Kongeparet.

Concluído por um almoço oficial
O rei e Presidente Ivo Josipović reuniram-se a imprensa numa reunião final da Praça antes do Kongeparet e o Presidente foi prefeito Ante Županović ' convidados para o almoço na Câmara Municipal.

Após a refeição, rei Harald e a Rainha Sonja adeus com presidente Josipović e concluiu uma visita de Estado formal para a Croácia