sexta-feira, 4 de março de 2011

OMÂ AUMENTA SUBSÍDIO AO ESTUDANTE

O Sultão Qaboos anunciou no sábado que ele foi aumentou os benefícios sociais para estudantes, informou a Agência de notícias estatal de Omã, em meio a uma onda de protestos anti-regime na região.

Sultan Qaboos ordenou o subsídio mensal para os estudantes das universidades e escolas profissionais aumentada entre 25 e 90 Omani Riales (US $65 para $234) para "alcançar maior desenvolvimento e... proporcionar uma vida decente para seu povo," disse a Agência.

Ele também ordenou a criação de um gabinete de proteção do consumidor e estava olhando para abertura de cooperativas, de acordo com o relatório.

Cerca de 300 Omanis, incluindo mulheres, encenou uma manifestação pacífica em Mascate central em 18 de fevereiro a exigir um aumento nos salários e reformas políticas.

Mas os manifestantes acentuaram sua lealdade ao governante com cartazes declarando: "Nós sempre somos leais a você, Sultan Qaboos."

Os portestos foi na segunda de seu tipo no Sultanato no mês passado, depois de cerca de 200 manifestantes baterem nas ruas em 17 de Janeiro, em protesto contra o aumento dos preços e a corrupção no país de pouco menos de dois milhões de pessoas.

No início deste mês, Omã gerava um salário mínimo para o setor privado estimado de 150 mil funcionários para US $520 de US $364 por mês.

Antes da levantar, os salários mínimos o produto de petróleo foram 140 Rial (US $364).

Revoltas populares contra regimes autocráticos do mundo árabe tem derrubado os presidentes da Tunísia e Egito e se espalhou na Líbia, Iêmen e Bahrein, um parceiro de Omã em seis-nação Do Conselho de cooperação do Golfo.