sábado, 26 de fevereiro de 2011

TERREMOTO DEMOCRÁTICO ISLÂMICO

É dificil fazer previsões do que vai acontecer no oriente médio e norte da áfrica.
Mas as monarquias que lá estão mais fortes que as repúblicas dos ditadores , então vejamos.
No Marrocos a população vivem num grau desenvolvimento de pobreza mesmo , mas tem liberdades políticas e de imprensa que os seus pares do médio oriente , o seu rei começou o seu reinado em 1999 mas abriu a política para os seus povo , tem reclamações contra o séquito do rei que é gosta de ficar com negócios mais rentáveis do Reino e mas está envolvido numa guerra não declarada com a República do Saara Ocidental .
Na Arabia Saudita é um país fechado dividido em tribos , mas o petrodólares asseguram a lealdade do seu povo , tem uma polícia religiosa muito forte e os clérigos ainda tem muita influência no Estado , o povo reclama de liberdade política e e de melhor educação , mais liberdade para as mulheres , ainda não houve distúrbios neste Reino.
No Kuwait já tem parlamento . com maior grau de liberdade política e a família real tem aprovação de seu povo . Mas tem uam oposição que insiste nas reforams mais amplas .
No Quatar tem um ambiente de bem estar social e econõmico o que não é propenso as reclamações do povo , também não é uma democracia plena.
Nos Emirados a monarquia tem eleições a nível municipais e para o parlamento , tem uma política de benefícios sociais ,só que sua economia está devendo muito ,está tentando se recuperar o seu prestígio de bom local para investimentos .
Mas o que dá estabilidade a estes governos monárquicos é a boa economia que tem e do outro lado um controle político grande .
Os reis vendem a idéia de legitimidade histórica e religiosa , a dinastia marroquina diz que tem descendência de Maomé e os sauditas são os defensores dos lugares sagrados do Islã.
Os lideres reis tem sua representatividade junto ao povo do seu direito divino que tanto divulgam como Israel e Turquia tem representativiade como governos legitimamente democráticos , mas os que são ditadores não tem desculpas são usurpadores mesmo ,nem democracia e nem o direito ao trono que tanto prezam os arabes.
O Bahrein que está um pouco fora do esquadro depois de mortes e repressão política , se não dialogar com a oposição será mais uma monarquia extinta ,mas como são inteligentes saberão imprimir uma nova realidade ao povo e ao reinado.