terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O PRINCÍPE DO BAHREIN DISCUTE POLÍTICA COM O PRIMEIRO- MINISTRO TURCO

O Príncipe herdeiro do Bahrein, disse terça-feira que líderes árabes devem atender as demandas populares de liberdades políticas seria uma "prioridade", mas ele duvidou que agitações da Tunísia e Egito iriam se espealhar a outros países árabes.

"Que... as pessoas querem é principalmente respeito, vida livre, participação na tomada de decisão e de Justiça. E responder a essas exigências deve ser uma prioridade para nós, líderes árabes "Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa disse a repórteres da televisião .

Ele estava falando depois das conversações com o Primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, que deu apoio aos manifestantes no Egito.

"Cada país tem suas peculiaridades. O que aconteceu na Tunísia foi muito diferente do que aconteceu no Egito... Eu não posso dizer que vai haver um efeito dominó,"disse ele através de um intérprete.

Bahrein de maioria xiita é governado pela família Sunita Al-Khalifa do Rei Hamad, que mantém um aperto firme sobre o governo.

Erdogan elogiou "o processo em curso de reforma democrática em Bahrein" e sublinhou que as demandas para a mudança democrática na região não devem vir com caos político.

"Estabilidade permanente só é possível por garantir a paz, prosperidade e segurança para as pessoas. E a maneira que vai através do respeito pelos direitos e liberdades fundamentais.

"Naturalmente, o uso de direitos e liberdades fundamentais não deve transformar em um caos," Erdogan, disse.

Os dois líderes disse discutiram também grandes conflitos regionais e as maneiras de reforçar os laços económicos bilaterais.