quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JULGAMENTO MUITO AGUARDADO

O editor de site tailandês enfrentando as barras do tribunal acusado de comentários sobre a monarquia , a Anistia Internacional está acusando a Tailândia, de "silenciar" o jornalista.

Chiranuch Premchaiporn, o diretor-executivo do site de notícias Prachatai, está atualmente em julgamento, em Bangkok, acusado de não remover mensagens consideradas ofensivas à família real .

Anistia instou as autoridades a livrar de todas as acusações contra ele e criticou a lei de computador do país, dizendo que o caso mostra "quanto o governo tailandês está disposto a ir em direção a silenciar os populares ou dissidentes".



O militante de liberdade de Internet foi preso em 2009 sobre observações que permaneceu no blog as observações entre um e 20 dias em 2008.

A Anistia disse que a pessoa que foi acusada de postar comentários foi absolvida no mês passado.

Chiranuch foi acusado nos termos dos artigos da lei de Crimes de computador da Tailândia, que dizem respeito a permitir conteúdo considerado como susceptível de afetar a segurança nacional em um sistema de computador e que abrange moderadores e provedores de web.

Ela enfrenta 10 acusações , cada qual carrega uma pena máxima de cinco anos de prisão, apesar de seu advogado que peerapan Pankeeree disse o total de prisão sob a lei de computador foi limitado a 20 anos.

Um caso à parte, decorrentes de uma prisão em 2010 sob a lei de Crimes de computador e lesa majestade - que abrange qualquer coisa considerada insulto à monarquia - ainda tem de ir a tribunal.

A família real é um tema extremamente sensível na Tailândia politicamente turbulento, onde protestos de rua em Abril e Maio de 2010, contra o governo "Camisas vermelhas" culminou com a morte de mais de 90 pessoas.

Rei Bhumibol Adulyadej, tem o mais longo reinando e reverenciado como um semi-Deus por muitos Thais, tem sido hospitalizado desde setembro de 2009.

De acordo com a anistia, Tailândia, disse em Junho de 2010 que tinha bloqueado o acesso a 43,908 sites por motivos que eles violaram a legislação sobre lese majestade e segurança nacional.

Prachatai, que a Anistia disse que recebeu cerca de 2500 comentários no Fórum cada dia em 2008, fechou sua placa da mensagem em julho de 2010.