quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BRASILEIRA PEDE CESSAR FOGO ENTRE TAILÂNDIA E CAMBOJA

Em declaração, presidente do Conselho de Segurança, Maria Luiza Ribeiro Viotti, pediu que ambos os lados estabeleçam cessar-fogo permanente após tensões sobre templo Preah Vihear.

Maria Luiza Ribeiro Viotti

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu aos governos do Camboja e da Tailândia que implementem um cessar-fogo permanente.

No início deste mês, tropas dos dois países, do sudeste da Ásia, entraram em confronto por causa do status do templo Preah Vihear, que é também Patrimônio Mundial da Humanidade, e que fica na fronteira.

Portas Fechadas

A declaração do Conselho foi feita após uma reunião a portas fechadas com a presença dos representantes cambojano e tailandês.

O comunicado foi lido pela embaixadora do Brasil e presidente rotativa do Conselho de Segurança, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Falando em inglês, a embaixadora brasileira disse que o órgão da ONU está gravemente preocupado com os choques e pediu aos dois países que evitem escalar a situação.

Os primeiros confrontos sobre o status do templo hinduísta do século 11 ocorreram em julho de 2008. O templo está localizado no Camboja, mas a entrada se faz pela Tailândia.