quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prince Ali da Jordânia ganha Copa da Vice-Presidência

Prince Ali bin Al Hussein da Jordânia derrotou o poderoso sul-coreano Chung Mong-Joon p como um Vice-Presidente da FIFA na quinta-feira enquanto Mohamad bin Hammam ganhou outro mandato como chefe do AFC.

Chung, o acionista controlador industrial gigante Hyundai Heavy Industries, um grande patrocinador da FIFA, tinha trabalhado desde 1994 e foi amplamente esperado para manter o papel.

Mas em um voto de 45 Membros elegíveis da Confederação Asiática de futebol no seu Congresso em Doha, o Príncipe ganhou 25-20.

Foi uma grande virada com rumore, foi para lançar uma campanha para destituir Sepp Blatter como Presidente da FIFA no final do ano.

Chung apoiou uma tentativa frustrada de derrubar Blatter com as acusações de impropriedade financeira do colapso de uma empresa de marketing que trabalhou pela FIFA.

Ele reabriu os feridas poucos meses atrás quando ele insistiu na mudança na parte diretiva .

Agora que ele não está mais entre a hierarquia FIFA, ele não é possível executar para o trabalho de ser presidente.

Blatter estava na platéia para a votação de quinta-feira e terá sido satisfeito que Principe Ali, um aliado, ganhou.

O Príncipe torna-se o mais jovem membro do Comitê Executivo da FIFA com a idade de 35 depois de mobilizar apoio árabe atrás dele.

O filho do falecido Rei Hussein e tarde Rainha Alia, ele foi Presidente da sua Federação de futebol doméstico uma década e mantém o mesmo papel na cabeça de cada vez mais influente Federação de futebol do Sudoeste Asiático.

"Houve um monte de divisão no futebol Asiático e eu quero trazer uma unidade", afirmou antes da votação.

"É um continente muito grande e muito do tempo muitas pessoas do jogo foram deixadas a mesmos. Eu quero mudar isso - e eu acho que as pessoas compreendam minha visão.

"Precisamos de comunicar mais eficazmente tanto entre nós e com as outras Confederações.

"Eu, pessoalmente, tenho boas ligações à UEFA, África e Américas e podemos apenas todos ganhar mais trabalhamos juntos. Eu vejo meu trabalho como sendo um de colmatar lacunas."

Bin Hammam, enquanto isso, ganhou um novo mandato de quatro anos como Presidente da Confederação Asiática de futebol e prometeu levar o jogo a um novo nível.

Rial, que está no cargo desde 2002, foi eleito sem oposição até 2015.

Outro visto como sucessor potencial para Blatter, Bin Hammam tem sido instrumental em mudar a face do futebol Asiático.

Os 61 anos de idade é visto como um moderniser que supervisionou o lançamento da afc Champions League e a admissão da Austrália para a Confederação.

"Enquanto Ásia ainda não tomou o mundo, os rumores da Ásia podem agora ser sentidos. Acreditamos firmemente que o futuro é a Ásia e estamos a trabalhar arduamente para o futuro,"ele disse.

"Devemos empurrar nossos limites e desafiar o status quo."

Em outras votações, da Tailândia Worawi Makudi mantido seu assento no Comitê Executivo influente da FIFA e do Sri Lanka Vernon Manilal Fernando ganhou a votação para substituir a se aposentar junji ogura do Japão.

Outro japonês, Kohzo Tashima e da China zhang jilong também tinham sido na corrida.

O AFC é a maior Confederação de futebol do mundo, com 46 Membros.