quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

JORDÂNIA QUER MEDIDAS RÁPIDAS DE PAZ

Rei Abdullah II da Jordânia na quarta-feira pediu "medidas rápidas" para conversações de paz israel-palestinA, avisoU contra perder mais tempo.

"Esforços para deve continuar a ter conversações de paz sérias e eficazes, com base em uma solução de dois Estados, que é a única maneira de alcançar a estabilidade regional e segurança," a instrução citou o Rei como dizendo ao Primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu pelo telefone.

"O processo de paz bloqueados ameaça toda a região".

O rei, cujo país assinou um Tratado de paz de 1994 com Israel, disse "passos concretos são necessárias para remover os obstáculos que enfrenta o processo de paz," disse o comunicado.

Conversações diretas entre Israel e os palestinos, o primeiro por quase dois anos, começaram em Washington em 2 de setembro, mas rapidamente parado quando um assentamentos israelenses 10 meses congelar expirou em 26 de setembro.

Os palestinos se recusam a voltar às conversações até que toda ocupação pare na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Leste.

A telefonema veio depois controversa difícil direito Ministro israelense Avigdor Lieberman na terça-feira que "pelo menos uma década" seria necessários para chegar a um acordo de paz com os palestinos.

Entretanto, Judeh de Nasser de Ministro dos negócios estrangeiros jordano visitará territórios palestinos na quinta-feira para negociações sobre o processo de paz, disse um comunicado oficial.