domingo, 19 de dezembro de 2010

WIKILEAKS RAINHA TAILANDESA RESPONSÁVEL POR GOLPE MILITAR

Um ex-primeiro-ministro tailandês acusou a Rainha da responsabilidade de um golpe militar de 2006, mostrou uma nota diplomática de U.S. vazada, solicitando que Bangkok era para insistir que a monarquia era superior a política partidária.

Samak Sundaravej, que foi primeiro-ministro durante sete meses em 2008, "mostrou desdém para a Rainha Sirikit, alegando que ela tinha sido responsável o golpe de Estado...," de acordo com a nota de outubro de 2008 da Embaixada dos EUA em Bangkok, obtida pelo diário britânico The Guardian do site WikiLeaks.

"Samak é visto , ele próprio como leais ao rei, mas implícito que a Rainha tinha outra agenda diferente (sic) de seu marido," de acordo com a nota diplomática confidencial, publicado no site do The Guardian na quarta-feira.

O Reino tem sido dividido pela agitação política desde o golpe de Estado de 2006 que derrubou Thaksin Shinawatra, cujos partidários "camisa vermelha" encenado protestos de massas em Abril e Maio, que provocou a violência, que deixou mais de 90 pessoas mortas.

Rainha Sirikit, 78, é a esposa da Tailândia do profundamente reverenciado Rei Bhumibol Adulyadej.

Qualquer discussão sobre a família real é um tema extremamente sensível e insultando a monarquia é um delito grave punível com até 15 anos de prisão.

Porta-voz do Ministério das relações exteriores tailandês Thani Thongphakdi disse que o governo não poderia comentar sobre a autenticidade dos documentos diplomáticos que vazou porque não eram seus próprios.

"Queremos reiterar a monarquia tailandesa é acima de política partidária e acima de conflitos políticos que ocorreram," ele disse.

"Nos últimos tempos, tem havido esforços por algumas partes envolvidas nos conflitos políticos para desenhar a monarquia na batalha política. Nós não deve dar credibilidade à tais esforços."

Samak tomou o poder nas primeiras eleições da Tailândia após o golpe de 2006 que derrubado seu aliado Thaksin, um bilionário telecoms magnata-virou-premier que vive no exterior para evitar uma pena de prisão por corrupção.

Premiership breve da Samak foi marcado por manifestações de massa encenadas pela Aliança Popular para a democracia (PAD), um movimento realistas, mais conhecido como as camisas"Yellow-" rivais dos Reds.

A direita colorida foi forçada do cargo em setembro de 2008 para a aceitação de pagamentos para aparecer na televisão, shows de cozinha. Ele morreu de câncer de fígado, em novembro de 2009, aos 74 anos de idade.

Outra nota de U.S., datada de novembro de 2008, foi crítica do aparecimento da rainha no funeral de um demonstrador de camisa amarela morto em confrontos com a polícia.

"Concordamos que a aparência de funeral da Rainha foi um erro significativo, pôr em causa a percepção do público da neutralidade do Palácio," disse o cabo.

Rei Bhumibol, mais longo do mundo reinar monarca e amplamente reverenciado como um demi-Deus por muitos Thais, tem sido hospitalizado desde setembro de 2009.

O monarca de 83 anos de idade não tem qualquer papel político oficial, mas é visto como uma figura unificadora.

Ele permaneceu em grande parte silencioso durante a crise política em Abril e Maio, que viu uma série de confrontos de ruas entre tropas armadas e manifestantes antigovernamentais de "Camisa vermelha" no coração da capital.

A nota de U.S. citou um palácio insider como dizendo que o rei tinha dito o chefe do exército em 2008, não para lançar outro golpe.

Thaksin, um ex-proprietário do clube de futebol inglês Manchester City, é saudado por muitos dos vermelhos para suas políticas para as massas enquanto estiver no escritório, mas visto pelo estabelecimento como corruptos, autocrático e uma ameaça para a monarquia reverenciada.

Segundo uma das mensagens, que citou um associado de Thaksin, houve uma conspiração para matar o ex-primeiro-ministro por um contrato de assassinato várias centenas de milhar baht - cerca de 10000 dólares.