sábado, 20 de novembro de 2010

REI ESTÁ DOENTE

As autoridades da Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, emitiu um comunicado tranquilizador aos sauditas sobre a saúde do Rei Abdullah, depois que os médicos ordenaram um repouso por causa de hérnia de disco.

"O rei tranquiliza todos sobre este saúde e expressa seus agradecimentos a todos os que, entre as pessoas sauditas que manifestaram a sua preocupação", disse uma declaração sobre a Agência de notícias Estado SPA.

. Sábado, o governo disse que Ministério do Interior Príncipe Nayef seria supervisionar a peregrinação , que se realiza em Meca nesta semana.

O Príncipe Nayef, está com 76, foi nomeado segundo vice-primeiro ministro em 2009, em um movimento que analistas disseram que ele se coloca em uma posição forte para se tornar Príncipe ou Rei um dia.

Analistas dizem que nomeação do rei de Nayef ao posto poderia evitar um vazio de poder em caso de problemas de saúde graves que afligem o rei e o príncipe herdeiro.

Príncipe Sultan, também com 80anos, tem ficado no estrangeiro para tratamento de saúde não especificado para a maior parte dos últimos dois anos e diplomatas em Riad dizem que ele não retomou o plenamente. Ele está fora do país no Marrocos.

Estabilidade política na monarquia é de interesse global. O Estado do Golfo Árabe controla mais de um quinto das reservas de petróleo do mundo, é um importante aliado dos e.u. na região, maior detentor de ativos em dólares e abriga a maior bolsa de árabes.