domingo, 21 de novembro de 2010

PRINCIPE NAYEF

Como o rei e Príncipe herdeiro doentes , o Ministro Príncipe Nayef tem destaque fortemente nos meios de comunicação estatais na semana passada.

Em 2009, em um movimento que analistas dizem que vai evitar um vazio de poder em caso de problemas de saúde graves que afligem o rei e o príncipe herdeiro, o Príncipe Nayef foi nomeado segundo vice-primeiro ministro.

O chefe de segurança veterano, com um humor efervescente quando se encontrou com repórteres em Meca antes a peregrinação da semana passada e os meios de comunicação estatais anúnciaram formal que ele iria para supervisionar no lugar do rei, recebia convidados lá nos últimos dias.

Nayef é visto como um falcão em uma série de questões. Analistas dizem que Nayef disse que parece morna as reformas sociais e económicas, que o rei tem promovido, incluindo as tentativas de reduzir a influência do estabelecimento clerical linha dura num país que impõe a lei sharia islâmica estrita.

Os Estados Unidos, um aliado de décadas da Arábia Saudita, está interessado em ver as reformas continuar depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 em cidades dos Estados Unidos trouxeram puritana Wahhabismo forma da Arábia Saudita de islamismo sunita ao topo das preocupações globais. Quinze dos 19 Al-Qaeda atacantes eram sauditas.

Arábia Saudita tornou-se fundamental para o global esforço para combater a al-Qaeda. A inteligência Saudita ajudou os governos ocidentais parar de bombas de pacote destinadas aos Estados Unidos que foram enviadas em aviões do Iêmen no mês passado.

O rei transferiu o controle da guarda nacional, uma elite corps beduínos que trata de segurança interna, para o seu filho Mitab. Mitab foi nomeado pelo rei como um Ministro de Estado e membro do Conselho de Ministros.

O movimento sugerido que o rei poderia estar pisando volta de alguns de seus papéis na orientação dos Assuntos do Reino.

"Os anúncios adicionou à especulação que está atingindo rivalidade entre o rei e vários príncipes sênior," Washington-analista com base Simon Henderson disse em um relatório na quinta-feira, referindo-se à mudança de liderança da guarda nacional.

"Continua a ser visto se mudança de liderança no Reino vai ser cuidadosamente coreografada ou levar a abrir brigas", disse ele.

Analistas dizem que a decisão da família Al Saud, que fundou o Reino com a ajuda dos Clérigos Wahhabismo em 1932, deve promover mais jovens príncipes para dissipar a imagem da Gerontocracia.

Até agora apenas os filhos do fundador do estado Abdul-Aziz Ibn Saud podem tornar-se reis dos quais cerca de 20 são deixados, alguns problemas de saúde.

Dakheel disse que não viu nenhum movimento para limitar os poderes do Nayef em qualquer futura divisão do poder. "Isto poderia ser parte integrante de um acordo para desdobrar - eu não sei quando - sobre a próxima geração da família real que vão assumir. "É nada a ver com limitar o poder de Nayef, disse ele.